Espiritualista Universalista: O que é? Entenda de uma vez se você se enquadra e qual a filosofia e crenças de quem se denomina desta forma ecumênica!

“Nunca discuta sobre religião. Todas as discussões ou desavenças relacionadas com religião simplesmente mostram que a espiritualidade está ausente.” Vivekananda

espiritualista universalista

Se desejar, veja a minha introdução em vídeo. Apesar disso, logo em seguida, você encontrará o conteúdo completo em texto!

Universalismo

Primeiramente, vamos compreender que o termo “Universalismo” pode ser usado em outros contextos.

De acordo com o dicionário Priberam da língua portuguesa (consultado em 01-02-2023), Universalismo é:

  1. Opinião que não reconhece outra autoridade senão o consenso universal.
  2. Opinião segundo a qual Deus quis a redenção de todos os homens e não  a dos eleitos.
  3. Cosmopolitismo.
  4. Tendência ou esforço para universalizar um esforço ou uma ideia.

O que é Universalismo?

Abaixo, trecho de resposta à esta pergunta no livro “Evolução Espiritual na Prática”:

É uma forma de desenvolver a consciência sem dogmas ou paradigmas, que procura unir a sabedoria do Orienta à do Ocidente, a ciência e a espiritualidade, aproveitando tudo que é de bom, sem preconceitos e determinismos.

É o mesmo que dizer que a melhor religião é a do coração e a melhor filosofia é a de fazer o bem, com simplicidade, leveza e amorosidade. 

Abaixo, você pode conferir em vídeo uma breve explicação em que o Espiritualista Universalista Marcelo Cotrim é entrevistado:

Resumidamente, ele diz que o Universalismo é muito abrangente e tem a ver com compreender o fio da meada das principais filosofias e onde isso vai dar na nossa Evolução.

O que é Ser Universalista?

Primeiramente, veja a seguinte frase de Ramakrishna, um grande mestre da humanidade de acordo com Patrícia Cândido:

“Muitos são os nomes de Deus e infinitas são as formas pelas quais podemos nos aproximar Dele. A forma e o nome que você escolher para adorá-Lo, através deles, você O encontrará”.

Ramakrishna em carta do Tarot dos Grandes Mestres da Humanidade

Ramakrishna em carta do Tarot dos Grandes Mestres da Humanidade

Ramakrishna convivia harmoniosamente com todas as filosofias religiosas, compreendendo que cada ser humano encontra-se em um estágio evolutivo e possui livre-arbítrio para optar pelo caminho que mais lhe agrada para o encontro com Deus.

De forma mais abrangente, um Universalista é quem se identifica com o Universalismo (explicado na seção anterior).

Contudo, para compreender no contexto espiritual, veja a seguir…

Espiritualista Universalista

O Espiritualista Universalista entende que é livre, tem capacidade e direito à conexão com o todo (Deus) através dos seus próprios 6 sentidos e sem a necessidade de intermediários. Dessa forma, desconsideram dogmas e crenças religiosas que o impeçam de expandir a sua consciência, desenvolver-se espiritualmente e ser feliz com auto-responsabilidade. Afinal, sabem que o que vive é resultado de suas próprias ações.

Há um compreensão de que somos imortais, estamos unidos e conectados a todos os seres e ao universo. Ao mesmo tempo, respeita que cada indivíduo é único e em seu próprio momento de evolução, não buscando intrometer-se no livre arbítrio do outro.

Ser universal é, antes de tudo, respeitar os processos evolutivos e o momento de cada um, eliminando a ignorância para que a sabedoria aflore! — CÂNDIDO, Patrícia, 2015.

Logo, uma pessoa que identifica-se com o Universalismo Espiritual, guia-se pelo amor e cooperação, até por entender que o todo (Deus) está manifestado em tudo. Dessa forma, é possível amar personalidades de diferentes épocas, origens, etnias, como Jesus, Buda, Alá e todas as criaturas do universo.

Universalismo Religioso?

Em se tratando do meu ponto de vista como uma Universalista Espiritual, não usaria Universalismo Religioso como sinônimo dele. Isso porque a abordagem do Universalismo Espiritual abrange para além de Religiões. Então, envolve a conexão de informações da nossa existência entre diferentes doutrinas, filosofias, teorias, ciências etc.

Dessa forma, uma pessoa pode ser Universalista mesmo desconectada do mundo religioso, o que muitos preferem por não precisar submeter-se a dogmas, intermédios ou modelos impostos de praticar a espiritualidade.

Pessoalmente, sou um exemplo disso, visto que sou pagã e não filiada a qualquer religião. Ao mesmo tempo, estudo, pratico e beneficio da espiritualidade com aprendizados a partir de diferentes origens com as suas próprias fés particulares.

Dessa forma, a menos que exista uma Religião que aproprie-se do termo Universalista, acredito que o termo Universalismo Religioso não deveria ser usado com o mesmo significado do Universalismo Espiritualista. Afinal, além do primeiro ser mais restrito, muitos espiritualistas veem religiões como ferramentas de controle e que podem atrapalhar na expansão de consciência — já esta, corrobora com o crescimento espiritual.

“Se um sacerdote está presente, ele mostrará a escuridão. Ele não é uma luz; não pode destruir a escuridão. Ele fará com que você se sinta culpado. Ele criará pecadores – ele condenará e vai deixá-lo morrendo de medo. Ele criará uma ganância e um desejo pelo céu e suas recompensas. No mais, ele pode criar mais medo e mais ganância em você. Isso é o que o céu e o inferno são: projeções de medo e ganância.

Mas quando um Jesus, um sábio, aparece, a escuridão é simplesmente destruída. Quando a luz está presente, a escuridão não é mostrada. A escuridão não existe, porque a escuridão é apenas a ausência de luz.”

— Osho em “Viva ao Máximo”

Espiritualista Universalista: Conclusão

Concluindo, não precisamos de religião para sermos espiritualistas, nem filiar-se a apenas uma doutrina. Dessa forma, podemos evoluir na vida baseando-se no amor, estudos e prática do bem.

Dito isso, para te ajudar a se desenvolver espiritualmente caso seja iniciante e tenha interesse, confira o meu outro artigo: “Crescimento Espiritual”.

Também, você pode opinar sobre o assunto nos comentários mais abaixo aqui, ou na publicação que fiz deste tema nas redes sociais! Toque/clique no nome para ser direcionado ao post na respectiva rede: YouTube | Tiktok | Instagram.

Fonte e Referências Bibliográficas

Quer saber quando houver uma nova publicação aqui no Luisa Ambros Espiritual? Preencha seus dados!

* indica obrigatoriedade