O DEIP é um diagrama em que apresentamos: atividade, emissor, receptor e entregas associados ao processo de um setor em uma empresa.
O significado da sigla é “Diagrama de Escopo e Interface(s) do Processo”.
Ele geralmente é apresentado como parte de um macrofluxo de processo, que é mais amplo e menos detalhado.
Exemplos de DEIP
Existem vários tipos de diagramas de escopo e interface do processo, que vai variar de acordo com as necessidades, mercado e complexidade das atividades.
Para que serve o DEIP
A primeira vez que vi um, em 2017, eu estava gerenciando a equipe externa de consultoria em gestão de projetos agência de marketing digital que eu atuava— e eu também fiz parte do seu desenvolvimento.
Ei! Por acaso você quer aprender a atender online? Baixe o meu e-book Gratuito para saber como começar a fazer atendimentos, consultas, consultorias, aulas, vendas etc na internet: Clique/toque aqui!
Iniciamos com a construção do brown paper para identificar gargalos junto à equipe, para depois elaborarmos o DEIP / Diagrama de escopo e interface do processo dos fluxos melhorados.
Foi amor à primeira vista… Tudo faz sentido e fica clara a ligação entre os setores, o fluxo do início ao fim de cada atividade e quem emite o quê pra quem. A partir daí, “basta” implantar normas e procedimentos detalhados para cada uma das entregas e auditar se o processo está sendo corretamente seguido.
Assim, damos um grande passo para uma empresa organizada e com qualidade maior nas entregas. Isso devido à padronização em um documento centralizado, que, ao ser sempre consultado e seguido, gera repetidos resultados similares e facilita a replicação em larga escala de uma modificação para testes de alterações para otimizações.
Usando o DEIP
O modelo original de DEIP que me foi apresentado e mais uso, tem a seguinte estrutura:
Setor Comercial – Processo 1: Prospecção de contatos frios
Acho útil, a depender do caso:
- Adicionar uma coluna de “Responsável” quando trata-se de um setor com diferentes cargos. Afinal, nem sempre o emissor ou receptor são o responsável da tarefa. A outra possibilidade, é criar uma tabela para cada cargo — o que, na minha opinião, fica menos prático na maioria dos casos.
- Adicionar links das atividades diretamente para o documento de instrução do procedimento único, ou o modelo de tarefa no sistema de gerenciamento de pauta.
Considerações sobre DEIPs
Embora hajam N metodologias, cada uma com seus embasamentos e características, acredito sempre que o “certo” vai ser a melhor opção para aquele negócio naquele momento – e raramente a resposta será a mesma sempre. Logo, adaptações para melhorar o nosso uso vejo sempre como bem-vindas.
Afinal, otimização é isso, não é mesmo?
Seja avisado quando houver novos artigos relevantes por aqui para melhorar a sua eficiência, na sua caixa de e-mail. Basta inserir seus dados abaixo :)
MBA em Marketing e Branding e graduada em Design, trabalhou por 10 anos prioritariamente como gerente de projetos de agências de marketing digital e performance, já foi diretora de operações e sócia.
Tem experiência também com atividades comerciais, de controle de qualidade, atendimento, planejamento e fez especializações em gestão de processos, gestão financeira, experiência do usuário, design e linguagens de desenvolvimento web.
É diretora financeira e sócia do Fallen Tattoo Studio em Salvador, associada Jeunesse, palestra, escreve conteúdos para este site e outros que possui, e presta consultoria em gestão e otimização de processos principalmente para agências digitais. LinkedIn | Instagram
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.