Espiritualista Universalista: O que é? Entenda de uma vez se você se enquadra e qual a filosofia e crenças de quem se denomina desta forma ecumênica!
“Nunca discuta sobre religião. Todas as discussões ou desavenças relacionadas com religião simplesmente mostram que a espiritualidade está ausente.” Vivekananda
Se desejar, veja a minha introdução em vídeo. Apesar disso, logo em seguida, você encontrará o conteúdo completo em texto!
Universalismo
Primeiramente, vamos compreender que o termo “Universalismo” pode ser usado em outros contextos.
De acordo com o dicionário Priberam da língua portuguesa (consultado em 01-02-2023), Universalismo é:
- Opinião que não reconhece outra autoridade senão o consenso universal.
- Opinião segundo a qual Deus quis a redenção de todos os homens e não só a dos eleitos.
- Cosmopolitismo.
- Tendência ou esforço para universalizar um esforço ou uma ideia.
O que é Universalismo?
Abaixo, trecho de resposta à esta pergunta no livro “Evolução Espiritual na Prática”:
É uma forma de desenvolver a consciência sem dogmas ou paradigmas, que procura unir a sabedoria do Orienta à do Ocidente, a ciência e a espiritualidade, aproveitando tudo que é de bom, sem preconceitos e determinismos.
É o mesmo que dizer que a melhor religião é a do coração e a melhor filosofia é a de fazer o bem, com simplicidade, leveza e amorosidade.
Abaixo, você pode conferir em vídeo uma breve explicação em que o Espiritualista Universalista Marcelo Cotrim é entrevistado:
Resumidamente, ele diz que o Universalismo é muito abrangente e tem a ver com compreender o fio da meada das principais filosofias e onde isso vai dar na nossa Evolução.
O que é Ser Universalista?
Primeiramente, veja a seguinte frase de Ramakrishna, um grande mestre da humanidade de acordo com Patrícia Cândido:
“Muitos são os nomes de Deus e infinitas são as formas pelas quais podemos nos aproximar Dele. A forma e o nome que você escolher para adorá-Lo, através deles, você O encontrará”.
Ramakrishna convivia harmoniosamente com todas as filosofias religiosas, compreendendo que cada ser humano encontra-se em um estágio evolutivo e possui livre-arbítrio para optar pelo caminho que mais lhe agrada para o encontro com Deus.
De forma mais abrangente, um Universalista é quem se identifica com o Universalismo (explicado na seção anterior).
Contudo, para compreender no contexto espiritual, veja a seguir…
Espiritualista Universalista
O Espiritualista Universalista entende que é livre, tem capacidade e direito à conexão com o todo (Deus) através dos seus próprios 6 sentidos e sem a necessidade de intermediários. Dessa forma, desconsideram dogmas e crenças religiosas que o impeçam de expandir a sua consciência, desenvolver-se espiritualmente e ser feliz com auto-responsabilidade. Afinal, sabem que o que vive é resultado de suas próprias ações.
Há um compreensão de que somos imortais, estamos unidos e conectados a todos os seres e ao universo. Ao mesmo tempo, respeita que cada indivíduo é único e em seu próprio momento de evolução, não buscando intrometer-se no livre arbítrio do outro.
Ser universal é, antes de tudo, respeitar os processos evolutivos e o momento de cada um, eliminando a ignorância para que a sabedoria aflore! — CÂNDIDO, Patrícia, 2015.
Logo, uma pessoa que identifica-se com o Universalismo Espiritual, guia-se pelo amor e cooperação, até por entender que o todo (Deus) está manifestado em tudo. Dessa forma, é possível amar personalidades de diferentes épocas, origens, etnias, como Jesus, Buda, Alá e todas as criaturas do universo.
Universalismo Religioso?
Em se tratando do meu ponto de vista como uma Universalista Espiritual, não usaria Universalismo Religioso como sinônimo dele. Isso porque a abordagem do Universalismo Espiritual abrange para além de Religiões. Então, envolve a conexão de informações da nossa existência entre diferentes doutrinas, filosofias, teorias, ciências etc.
Dessa forma, uma pessoa pode ser Universalista mesmo desconectada do mundo religioso, o que muitos preferem por não precisar submeter-se a dogmas, intermédios ou modelos impostos de praticar a espiritualidade.
Pessoalmente, sou um exemplo disso, visto que sou pagã e não filiada a qualquer religião. Ao mesmo tempo, estudo, pratico e beneficio da espiritualidade com aprendizados a partir de diferentes origens com as suas próprias fés particulares.
Dessa forma, a menos que exista uma Religião que aproprie-se do termo Universalista, acredito que o termo Universalismo Religioso não deveria ser usado com o mesmo significado do Universalismo Espiritualista. Afinal, além do primeiro ser mais restrito, muitos espiritualistas veem religiões como ferramentas de controle e que podem atrapalhar na expansão de consciência — já esta, corrobora com o crescimento espiritual.
“Se um sacerdote está presente, ele mostrará a escuridão. Ele não é uma luz; não pode destruir a escuridão. Ele fará com que você se sinta culpado. Ele criará pecadores – ele condenará e vai deixá-lo morrendo de medo. Ele criará uma ganância e um desejo pelo céu e suas recompensas. No mais, ele pode criar mais medo e mais ganância em você. Isso é o que o céu e o inferno são: projeções de medo e ganância.
Mas quando um Jesus, um sábio, aparece, a escuridão é simplesmente destruída. Quando a luz está presente, a escuridão não é mostrada. A escuridão não existe, porque a escuridão é apenas a ausência de luz.”
— Osho em “Viva ao Máximo”
Espiritualista Universalista: Conclusão
Concluindo, não precisamos de religião para sermos espiritualistas, nem filiar-se a apenas uma doutrina. Dessa forma, podemos evoluir na vida baseando-se no amor, estudos e prática do bem.
Dito isso, para te ajudar a se desenvolver espiritualmente caso seja iniciante e tenha interesse, confira o meu outro artigo: “Crescimento Espiritual”.
Também, você pode opinar sobre o assunto nos comentários mais abaixo aqui, ou na publicação que fiz deste tema nas redes sociais! Toque/clique no nome para ser direcionado ao post na respectiva rede: YouTube | Tiktok | Instagram.
Fonte e Referências Bibliográficas
- Livro “Grandes mestres da humanidade: Lições de amor para a Nova Era”, de Patrícia Cândido;
- Livro “Evolução Espiritual na Prática” — Bruno Gimenes & Patrícia Cândido;
- “universalismo”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/universalismo [consultado em 01-02-2023];
- Tarot dos grandes mestres da humanidade (fonte da imagem de Ramakrishna).
Quer saber quando houver uma nova publicação aqui no Luisa Ambros Espiritual? Preencha seus dados!
De atéia à produtora de conteúdo Espiritual, posso dizer que fui abraçada pela espiritualidade. Aqui, torno mais acessível os conhecimentos que venho adquirindo, principalmente, com a descoberta da clarividência. Afinal, tive muita dificuldade em encontrar respostas ao começar a perceber sinais e, inesperadamente, com a abertura do terceiro olho.
Sempre gostei de sintetizar informação, escrever, criar... Dessa forma, a minha missão aqui é aproveitar essas características facilitando o acesso à informações desse ilimitado (e incrível!) Universo para você alcançar a alegria de viver! Seja bem-vinda(o)!
Acompanhe-me nas redes como @luisaambrosespiritual:
Telegram | TikTok | YouTube | Instagram | Facebook | Instagram | Grupo de WhatsApp
Toque/clique aqui para aconhecer os meus Produtos e Serviços
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.